Atenção. A regra de durabilidade do toner é simples, mas pode ser uma dor de cabeça quando não bem explicada. Cada toner dos equipamentos tem sua durabilidade definida pelo fabricante. A durabilidade destes materiais é regulamentada nas Normas ABNT ISO/ IEC 19752 e 19798. Se um fabricante não segue a Norma, recomendamos que não utilize seus equipamentos.
A Norma foi criada para que todos os fabricantes pudessem ter a mesma informação ao consumidor final. A Norma estipula a durabilidade dos insumos levando em consideração uma página texto impressa no formato Carta / A4. Para impressões monocromáticas a cobertura da Norma é de 5% e, para as impressões coloridas é de 20%, uma vez que são 4 cartuchos de toner.
Abaixo exemplos de coberturas diferentes:
Na prática, o que significa? Seu suprimento pode durar mais do que o previsto ou menos, dependendo da quantidade de cobertura das suas páginas. Ou seja, se em média você utilizar 5% de área coberta a quantidade de páginas impressas será a mesma que o informado pelo fabricante. Se você utilizar 10% de área coberta, o seu suprimento vai acabar na metade do informado pelo fabricante. Exemplo abaixo:
Toner com durabilidade de 10.000 páginas pela Norma
O seu prestador de outsourcing utiliza como referência a Norma ISO de 5% de cobertura. Entender que isto deverá ser listado no seu contrato, com a referência do material: nome, marca, partnumber e durabilidade, evita dúvidas futuras entre as partes.
O problema é que o cliente espera ter o suprimento incluso ilimitado, mas não é assim. O suprimento é entregue sempre que solicitado, mas é averiguada a produção realizada do equipamento. Imagine o seguinte caso: são entregues 10 cartuchos de toner cuja produção deveria ser de 100.000 páginas ao todo, ou seja, 10.000 páginas por cartucho, mas o cliente fez apenas 50.000 páginas e informa que todo o material acabou. Há um déficit de 50.000 páginas a serem cobradas (5 cartuchos). Essa cobrança extra faz parte do contrato, é custo do cliente e deverá acompanhar a fatura mensal do contrato.
Hoje já existem ferramentas que medem em tempo real a área de cobertura dos cartuchos, dando maior transparência na informação. Quantidade de cartuchos trocados, data da troca, percentual quando inserido no equipamento, área coberta utilizada, percentual de durabilidade quando foi removido são possíveis com uma boa plataforma gestão de outsourcing.
Todo prestador deveria ter uma boa ferramenta online para seu cliente acompanhar.
Você já acompanha a durabilidade dos suprimentos do seu contrato? Como solicita novos materiais Possui uma ferramenta web de acompanhamento e solicitação?
Bons negócios!